SÓ UMA OPINIÃO

Fala aí, galera, muito obrigado pela visita, estou criando este espaço somente para dar minhas opiniões sobre o Corinthians e me juntar, como aprendiz, a um time de blogueiros ponta firmes que defendem o Time que amamos e, quando necessário, criticam com o respeito e o critério que quem quer ajudar.

Eu gostaria de falar sobre nosso atual time, nosso elenco, há alguma coisa estranha… Eu sou do tipo de pessoa que é contrário ao senso comum, quando todos começam a repetir algo sem pensar e considerando como verdade absoluta, eu torço o nariz.

Nosso time está com um grande número de jogadores em fase péssima, praticamente TODOS os atacantes estão em má fase, e eu não considero que o sistema tático montado pelo Tite, onde todos são responsáveis por ajudar na marcação, seja o único motivo… Muitos times jogam assim, inclusive nós fomos campeões brasileiros no ano passado com essa tática…

Quando o Mano era nosso técnico, também marcávamos com todos os jogadores, mas com a diferença que esta marcação costumava ser alta, no campo do adversário  (tenho saudades das blitz dos primeiros 15 minutos que ele armava), a diferença do Tite é que ele costuma segurar essa marcação mais atrás e joga no erro do adversário. Muitos bons times foram montados assim e, particularmente, eu gosto da questão da entrega de todos os jogadores, na minha opinião, somente jogadores totalmente diferenciados, como o Ronaldo Fenômeno, podem ficar livres de obrigações defensivas… O futebol de hoje exige isso.

Agora falando sobre nossos atacantes… o que o joelho do Liedson tem a ver com os gols incríveis que ele anda perdento? Inclusive na nossa última goleada de 6 x 0 na Cucaracha, ele recebeu uma bola livre de marcação dentro da área e carimbou a trave, e o gol que ele fez foi rebote de um penalti que ele bateu mal pacas, o goleiro espalmou e ele conferiu no rebote… Não sei o que está acontecendo, e não acho que somente o seu joelho seja a explicação… O Liedson está matando bola na canela… Não perdejogadas somente na velocidade, mas não consegue dominar uma bola sequer!!!!

O Willian sempre foi um jogador muito forte fisicamente e fraco tecnicamente, ele vai bem em jogos de contra-ataque, mas é dos que abaixam a cabeça e soltam o bambu… se for no gol, fica ruim pro goleiro, mas boa parte desses chutes vão parar na arquibancada.

O Jorge Henrique, marrento, pensa que joga muito mais do que realmente joga, e não estou dizendo que ele é ruim, mas sim que ele tenta o tempo todo tocar de 3 dedos, de letra, calcanhar… tenta dribles difíceis no meio do campo e perde muitas bolas por isso… Se ele fizesse o simples e aproveitasse mais a velocidade que ele tem seria muito melhor.

O Elton é fraco tecnicamente, não tem habilidade, somente força física

O Emerson é nosso único jogador hábil e veloz, meio fominha em muitas jogadas, mas está numa fase desastrada, errando muito, o que o sistema tático interfere na bola que ele pegou dentro da área e chutou para a arquibancada no último jogo contra o Figueirense?

Me nego a falar do Gilsinho, que está só para ocupar espaço da base e o Romarinho acaba de chegar e é uma promessa, não realidade.

Eu também tenho minhas ressalvas ao trabalho do Tite no plano tático… os laterais ficam muito recuados e o principal defeito é o posicionamento dos três jogadores que ficam no ataque e do meia ofensivo, os jogadores que jogam abertos (o Danilo, o Jorge Henrique e o Emerson revesam) jogam muuuuuuuito abertos na ponta, com isso se isolam e também isolam o meia centralizado (ora o Danilo, ora o Alex), assim facilita muito a marcação do adversário, o meia fica com os 2 volantes do adversários fungando no seu cangote e perdemos a possibilidade de tabelas e jogadas trabalhadas pela distância que os jogadores têm entre si. Lembro que no time do Mano, com o Douglas centralizado, Dentinho e Jorge Henrique abertos e o Ronaldo na frente tinha mais aproximação, os dois jogadores abertos sempre entravam na diagonal e faziam o Douglas jogar mais. Esse é o ponto que critico…Sinceramente, não acho ruim os atacantes marcarem, e sim ficarmos com os jogadores de criação isolados… Por isso temos a impressão que os meias “erram” tudo e o time tem problema de armação.

Na minha opinião, algo precisa ser revisto na preparação, nossos jogadores estão mal tecnicamente, nos últimos jogos tem tido muita correria, mas quase nenhuma inspiração.

Eu absolutamente não sou daqueles que babam ovo para o Futebol Europeu, mas eu reparei nas fases finais da Champions que o jogo lá é mais corrido… os times jogam com muito mais velocidade que os times brasileiros… E sempre ouvi que a quantidade de treinos por lá é menor do que aqui, inclusive sempre lemos que jogadores que voltam de lá depois de muito tempo têm dificuldades de adaptação à nossa maior carga de treinos… Oras bolas, se treinamos mais e estamos pior preparados (tecnicamente e fisicamente) a conclusão óbvia é que a qualidade do nosso treino é ruim… trocando em miúdos, treinamos mais, mas treinamos mal (abaixo ao rachão).

A comissão técnica responde ao Tite, e por isso, ele é reponsável pela preparação do time, e aí está o problema do nosso time… não somente a parte tática e a marcação por todos os jogadores… pelo menos penso assim.

O ponto da falta de vontade nos Campeonatos Brasileiro e Paulista e a neura pela Copa Cucaracha de Futebol Varzeano é outro assunto que merece um post exclusivo que espero escrever em breve… Mas adiantando um pouco da minha opinião… Nossa torcida (a grande maioria dela) tem boa parcela da culpa, basta ver a reação da galera nos últimos jogos em que o Corinthians deixou a desejar e a galera amenizou porque tinha jogo da Libertadores se avizinhando…

Agradeço demais a atenção… e se quiserem dar opinião, agradeço mais ainda…

VAI CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para SÓ UMA OPINIÃO

  1. paulomonteiro disse:

    Opa Cadu, vou linkar no meu blog…. aja poupada, futebol é esporte e os boleiros precisam treinar, são atletas ou não? tem bom salário e belo ct ou não? abçs

    • caducouto disse:

      Obrigado, Paulo… eu vou aprender a fazer isso por aqui… rs
      Nosso time está se arrastando e em péssima fase, é preciso rever o método de treinamento por aqui

Deixe um comentário